• Nenhum produto no carrinho.

  • ENTRAR

Cursos livres crescem com o Ead no Brasil

A sigla EAD vem do termo ‘ensino a distância’ e, basicamente, é exatamente o que o nome sugere. Em vez de estar presente fisicamente em uma sala de aula tradicional, o estudante do EaD tem a oportunidade de assistir às aulas remotamente, de casa, do trabalho ou em qualquer outro lugar! Basta estar na frente do computador, ou, hoje em dia, até mesmo com um smartphone ou tablet. Assim, as aulas são assistidas por meio da internet e, mesmo não havendo comunicação “cara-a-cara” entre aluno e professor, existem diversas ferramentas online que facilitam e mediam a interação entre eles.

Nesse aspecto, acredita-se que o EAD é uma excelente ferramenta em busca da democratização do ensino, já que é mais flexível e, em geral, muito mais econômica que o ensino tradicional presencial.

Todos esses fatores já apontam que o EAD no Brasil, hoje, representa uma área extremamente fértil e em expansão. Ainda segundo o CENSO, em 2017, o número de alunos matriculados nesse mercado cresceu 7,2%.  É um mercado em constante crescente há anos.

Outro dado importantíssimo aponta que 50% dos adultos estão mais dispostos a se matricular em uma instituição de ensino que oferece modalidade online do que instituições que não oferecem. 70% dos entrevistados acreditam que o investimento em tecnologia e inovação na educação deveria ser o padrão, substituindo os modelos tradicionais.

E claro, o ensino a distância, além de econômico e flexível, ainda é bastante versátil, uma vez que é possível aplicá-lo fugindo do modelo tradicional de educação. Por exemplo, empresas podem oferecer cursos de capacitação e desenvolvimento a funcionários e até mesmo treinamentos internos recorrentes. Tudo isso significa um investimento no desenvolvimento do funcionário, que trará não somente retorno financeiro, mas também maior engajamento e satisfação dos colaboradores.

Cursos livres

Uma nova tendência que vem ficando forte no EAD do Brasil hoje em dia são os cursos livres. Você sabe o que são?

Cursos livres fazem parte da educação informal. Não são reconhecidos pelo MEC, mas isso não retira a importância deles. Os cursos livres possuem base legal no Decreto nº 5.154/04 e, segundo o mesmo decreto, são cursos de duração variável e não exigem nenhum tipo de comprovação de escolaridade.

Os cursos livres são muito populares pois possuem caráter de qualificação e, em geral, são baratos e têm curta duração.

Eles podem abordar assuntos extremamente variados. Por exemplo, é possível encontrar cursos livres online sobre: confeitaria, culinária, mecânica, teologia, idiomas, artesanato, entre outros.

Em especial, no atual cenário do EAD no Brasil, os cursos livres são uma ótima oportunidade para um professor que tem bastante conhecimento sobre um assunto e deseja investir em um canal de vídeos profissional.

Fonte: adaptado do site da Sambatech
04/11/2018
Site by Masavio Multimedia © Todos os Direitos Reservados à Digitalis Educacional.
X